sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vida nos Trilhos


Eu tenho pena dos trens, eles são tão grandes, fortes e sempre seguem o mesmo caminho sem alternativa alguma como se fossem escravos dos trilhos sem ter a minha chance de mudar seu destino. A única coisa que pode fazer é observar as coisas que passam ao redor em nunca poder mudar seu caminho e tentar chegar até elas por mais interessantes que sejam.

Certamente ser um carro deve ser muito mais divertido afinal com tantas ruas, esquinas, avenidas para escolher aonde ir, são infinitas possibilidades. Apesar de não ser tão forte ou grande como um trem, ele tem muito mais liberdade e deve aproveitar muito mais a vida.

Apesar de parecer sem sentido esse texto tem uma finalidade fazer que cada um pare e pense como está conduzindo a própria vida, porque muitas vezes nos acostumamos com a rotina do dia-a-dia e nem notamos que podemos fazer outras coisas ficamos agindo como um trem que apenas olha a paisagem a sua volta e nem sequer tenta chegar até ela. Temos que olhar menos para os trilhos e prestar mais atenção em onde queremos chegar. Afinal enquanto fizer as mesmas coisas terá os mesmos resultados.

Como resolver os problemas da vida


Outro dia vi uma reportagem sobre um surfista biamputado, para aqueles que ficaram na duvida sobre a palavra ela significa sem as duas pernas... Isso me fez lembrar duas coisas e pensar que na vida nós não temos problemas, apenas vemos eles grandes demais.

Mas voltando ao assunto das coisas que lembrei, uma delas foi uma entrevista de um grande empresário contando que quando era jovem vivia de esmolas, pedindo comida nas ruas, até que um dia em um bar em vez de lhe dar algo para comer o dono foi curto e grosso dizendo vai trabalhar vagabundo e falou mais umas coisas. Então a partir daquilo ele chegou a conclusão que em vez de pedir tentaria ganhar o próprio dinheiro. E assim começou a melhorar de vida e ainda hoje é grato a esse homem que ele nem sabe quem é.




Outra coisa foram algumas imagens que já circularam bastante na internet do cachorro sem as patas dianteiras que aprendeu andar em pé somente nas patas traseiras, olhe mais uma vez a imagem e responda sinceramente para você mesmo, você tem problemas grandes ou precisa ter mais força de vontade e ir a luta?

Problemas e Oportunidades

Sempre que ouvi dizer que problemas são oportunidades disfarçadas achei um pouco de hipocrisia, mas repensando o assunto até que isso é verdade. Quando alguém nos pede algo que sabemos fazer ou já conhecemos a resposta é simples, pois apenas repetimos uma ação anterior, porém quando precisamos fazer algo que não sabemos, encontramos então um problema ou uma oportunidade de aprender algo.


Algumas vezes quando tentamos resolver um problema não conseguimos é verdade, mas certamente nas tentativas feitas nós aprendemos coisas que poderão ser úteis no futuro, conhecimento nunca é perdido. O grande perigo é ficar acomodado, sem vontade de pesquisar, pensar, esforçar-se para compreender algo novo e difícil. Contudo se não é para aprender um pouco mais a cada dia, não sei quais outros motivos temos para continuar vivos. Evidentemente aprendemos sobre todas as coisas, quero dizer além de aprender coisas em escolas, cursos, nós também melhoramos como pessoas aprendendo a conviver e respeitar os outros, enfim esse é o sentido da vida, ser um pouco melhor a cada dia que passada. Enfrentando todos os problemas e vencendo o máximo de vezes possível.

Liberdade


No rádio ouço a locutora dizer que estão desenvolvendo uma nova cartilha sobre segurança na internet, sites impróprios... crianças, pedofilia, pornografia.... sites de relacionamento.

Isso faz os poucos neurônios que ainda tenho e mexerem e produzirem uma conclusão lógica e aterrorizante, nós não estamos prontos pra sermos livres. A internet é um lugar onde podemos ficar praticamente invisíveis ou nos sentimos assim afinal se usando contadores de visitas grátis já consigo saber a cidade e varias outras coisas imaginem uma investigação policial certamente eles sabem até o endereço de nossa casa, que horas e quais sites visitamos, portanto seja um bom internauta.

Mas retornando ao assunto liberdade, esse sentimento de anonimato permite as pessoas se comportarem de formas muito estranhas e deploráveis (pedofilia, racismo...) afinal seria muito difícil alguém ter coragem de dizer quero transar com uma criança de 5 anos ou eu odeio negros etc...

Contudo o mal não está na internet, pois sem ela esses pensamentos somente seriam ocultados, pois estariam contidos dentro dessas pessoas da mesma forma apenas não encontrariam a oportunidade de se manifestar. Isso parece uma estória dizendo que com uma faca eu posso cortar um pedaço de pão e dar a um estranho ou matá-lo, porém o bem e o mal não estão na faca, mas no seu uso. Então precisamos realmente tornar o ser humano um verdadeiro ser racional e civilizado antes de dar-lhe a liberdade.

Felizmente Deus é muito mais compreensivo e nos deu o livre arbítrio embora façamos um péssimo uso dele. Para terminar uma frase e um conselho: você é responsável não só pelo mal que faz, mas por todo bem que poderia ter feito e não o fez. E se tiver conhecimento de algum crime seja qual for sua espécie denuncie, pois ficar calado é concordar.

Somente o dia de hoje

Muitas vezes quando estamos com problema só conseguimos ver as barreiras que devemos enfrentar sem conseguir ver que além delas existem muitas coisas pelas quais valem à pena lutar. Porém por achar o desafio muito grande ou trabalhoso vamos deixando para depois, e com isso nos esquecemos de um trecho da musica do Legião Urbana- é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã por que na verdade não há.

Pense sobre isso, se realmente esses fossem seus últimos dias, o que você faria? Então porque não fazer? Sei que as desculpas podem ser muitas: não tenho tempo, o momento não é o ideal para isso agora, o que algumas pessoas vão dizer, não tenho dinheiro, muita gente acha que não dará certo....

Mas por outro lado o mundo não é de quem pensa nas possibilidades, mas de quem as cria. Concordo que não é possível fazer tudo num dia, contudo é necessário começar algum dia e por mais longa que a viagem seja ela precisa ter um inicio.

Somente hojeEssa é uma idéia bem simples, mas como na maioria das vezes complicamos tanto a vida que nos esquecemos do obvio. Para terminar uma frase que li ou ouvi em algum lugar que não me recordo no momento, dizendo o seguinte: se um caminho é muito longo quer dizer que devemos nos apressar em começar.

Capitais Brasileiras


Quais são as capitais dos estados brasileiros? É uma pergunta que chega a ser boba, parece coisa de escola ainda no inicio, mas acho que a maioria dos adultos não sabe responder. Tive a idéia dessa pergunta vendo uma entrevista onde diziam que é necessário aprender o básico para depois ampliar os conhecimentos.
Claro que essa teoria vale para tudo na vida e não somente a pergunta inicial, mas já que tocamos no assunto, pense um pouco e vejam quantas das capitais você consegue lembrar o nome.
Fizemos uma rápida pesquisa na internet e achamos essa lista de capitais, com mais algumas informações como, por exemplo, quais cidades já foram capitais de cada estado e ainda quando foram criados os estados, ou seja, foram desmembrados de outros, veja a lista completa:
Acre
Porto Acre (1899-1903?) - sede do Estado Independente do Acre
Rio Branco (1920-1963) - sede do Território do Acre
Rio Branco (1963-atual) - sede do estado do Acre

Alagoas
Desmembrado a partir de Pernambuco
Alagoas (1823-1839) - sede da província das Alagoas
Maceió (1839-atual) - sede da província das Alagoas
Maceió (1889-atual) - sede do estado de Alagoas

Amapá
Desmembrado a partir do Pará
Macapá (1943-1988) - sede do território do Amapá
Macapá (1988-atual) - sede do estado do Amapá

Amazonas
Desmembrado a partir do Pará
Mariuá (1755-1791) - sede da Capitania de São José do Rio Negro
São José da Barra do Rio Negro (1791-1799) - sede da Capitania de São José do Rio Negro
Mariuá (1799-1808) - sede da Capitania de São José do Rio Negro
São José da Barra do Rio Negro (1808-1821) - sede da Capitania de São José do Rio Negro; a partir de 1856, denominada Manaus
Subordinada à província do Grão-Pará (1821-1850)
Manaus (1850-1889) - sede da província do Amazonas
Manaus (1889-atual) - sede do estado do Amazonas

Bahia

Arraial de Vila Velha (1534-1549)
Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos (1549-1709) - sede da Capitania da Baía de Todos os Santos
Salvador (1709-1821) - sede da capitania da Bahia
Salvador (1821-1889) - sede da província da Bahia
Jequié (1911)
Salvador (1889-atual) - sede do estado da Bahia

Ceará
Aquiraz
Icó
Fortaleza (1799-1821) - sede da Capitania do Ceará
Fortaleza (1821-1889) - sede da província do Ceará
Fortaleza (1889-atual) - sede do estado do Ceará

Distrito Federal
Brasília (1960-atual)

Espírito Santo
Vitória (1812-1821) - sede da Capitania do Espírito Santo
Vitória (1821-1889) - sede da província do Espírito Santo
Vitória (1889-atual) - sede do estado do Espírito Santo

Goiás
Desmembrado a partir de São Paulo
Cidade de Goiás (1748-1821) - sede da Capitania de Goiás
Cidade de Goiás (1821-1889) - sede da província de Goiás
Cidade de Goiás (1889-1937) - sede do estado de Goiás
Goiânia (1937-atual) - sede do estado de Goiás

Maranhão
Desmembrado a partir do Pará
São Luís (1772-1821) - sede da Capitania do Maranhão
São Luís (1821-1889) - sede da província do Maranhão
São Luís (1889-atual) - sede do estado do Maranhão

Mato Grosso
Desmembrado a partir de São Paulo
Vila Bela da Santíssima Trindade (1748-1821) - sede da Capitania de Mato Grosso
Cuiabá (1821-1889) - sede da província do Mato Grosso
Cuiabá (1889-atual) - sede do estado do Mato Grosso

Mato Grosso do Sul
Desmembrado a partir do Mato Grosso
Campo Grande (1979-atual) - sede do estado de Mato Grosso do Sul

Minas Gerais
Desmembrado a partir de São Paulo
Mariana - primeira capital da capitania de Minas Gerais
Vila Rica (1720-1821) - a partir de 1821, denominada Ouro Preto; sede da Capitania de Minas Gerais
Ouro Preto (1821-1889) - sede da província de Minas Gerais
Ouro Preto (1889-1897) - sede do estado de Minas Gerais
Belo Horizonte (1897-atual) - sede do estado de Minas Gerais

Pará
Belém (1737-1772) - sede do Estado do Grão-Pará e Maranhão
Belém (1772-1821) - sede do Estado do Grão-Pará e Rio Negro
Belém (1821-1850) - sede da província do Grão-Pará
Belém (1850-1889) - sede da província do Pará
Belém (1889-atual) - sede do estado do Pará

Paraíba
sem sede para a Capitania de Itamaracá (1534-1574)
capitania extinta (1574-1585)
Nossa Senhora das Neves (1585-1588)
Filipéia (1588-1634)
Frederikstadt (1634-1654)
Nossa Senhora das Neves (1654-1753) - sede da Capitania da Paraíba
subordinada à Capitania de Pernambuco (1753-1799)
Paraíba do Norte (1799-1817) - sede da Capitania da Paraíba
Paraíba do Norte (1817-1821) - sede da Capitania da Paraíba
Paraíba (1821-1889) - sede da província da Paraíba
João Pessoa (1889-atual) - até 1930, denominada "Cidade da Paraíba"

Paraná
Desmembrado a partir de São Paulo
Curitiba (1853-1889) - sede da província do Paraná
Curitiba (1889-atual) - sede do estado do Paraná

Pernambuco
Olinda (1537-1630) - sede da Capitania de Pernambuco
Mauritsstad ou Cidade Maurícia (1630-1654) - sede da administração holandesa
Olinda (1654-1821) - sede da Capitania de Pernambuco
Olinda (1821-1889) - sede da província de Pernambuco
Recife (1837-1889) - sede da província de Pernambuco
Recife (1889-atual) - sede do estado de Pernambuco

Piauí
Desmembrado a partir do Maranhão
Parnaíba (1718-1759) - sede da Capitania do Piauí (subordinada ao Maranhão)
Oeiras (1759-1811) - sede da Capitania do Piauí (subordinada ao Maranhão)
Oeiras (1811-1821) - sede da Capitania do Piauí
Oeiras (1821-1852) - sede da província do Piauí
Teresina (1852-1889) - sede da província do Piauí
Teresina (1889-atual) - sede do estado do Piauí

Rio Grande do Norte
Capitania do Rio Grande, sem sede (1534-1634)
subordinado à administração holandesa (1634-1654)
subordinado à Capitania da Baía de Todos os Santos (1654-1701)
subordinado à Capitania de Pernambuco (1701-1821)
Natal (1821-1889) - sede da província do Rio Grande do Norte
Natal (1889-atual) - sede do estado do Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul
Desmembrado a partir do Rio de Janeiro, apesar de não lhe ser limítrofe
Rio Grande
Porto Alegre (1709-1807) - até 1773 denominada "Porto dos Casais"
Porto Alegre (1807-1821) - sede da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul
Porto Alegre (1821-1889) - sede da província do Rio Grande do Sul
o Rio Grande (1835-1845) - sede da República Rio-Grandense
o Piratini (1835-1845) - sede da República Rio-Grandense
o Caçapava do Sul (1835-1845) - sede da República Rio-Grandense
o Alegrete (1835-1845) - sede da República Rio-Grandense
o São Borja (1835-1845) - sede da República Rio-Grandense
Porto Alegre (1889-atual) - sede do estado do Rio Grande do Sul

Rio de Janeiro
Niterói (1834-1889) - até 1835, denominada "Vila Real da Praia Grande"; sede da província do Rio de Janeiro
Niterói (1889-1892) - sede do estado do Rio de Janeiro
Petrópolis (1894-1903) - sede do estado do Rio de Janeiro
Niterói (1903-1975) - sede do estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (1975-atual) - sede do estado do Rio de Janeiro

Rondônia
criado em 13 de setembro de 1943 sob o nome de "Território do Guaporé", desmembrado dos estados do Mato Grosso e Amazonas. Transformado em estado de Rondônia em 1982
Porto Velho (1982-atual)

Roraima
criado em 1943 sob o nome de "Território do Rio Branco", desmembrado do Amazonas. Transformado em estado de Roraima em 1988.
Boa Vista (1988-atual) - anteriormente denominada "Rio Branco"

Santa Catarina
Desmembrado a partir de São Paulo
Nossa Senhora do Desterro (1738-1821) - sede da Capitania de Santa Catarina
Nossa Senhora do Desterro (1821-1889) - sede da província de Santa Catarina
o Laguna (1839) - sede da República Juliana
Florianópolis (1889-atual) - até 1894, denominada "Nossa Senhora do Desterro"; sede do estado de Santa Catarina

São Paulo
São Vicente (1534-1624) - sede da Capitania de São Vicente
Itanhaém (1624-1679) - sede da Capitania de São Vicente
São Vicente (1679-1709) - sede da Capitania de São Vicente
São Paulo (1709-1720) - anteriormente denominada "São Paulo dos Campos de Piratininga"; sede da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro
São Paulo (1709-1821) - sede da Capitania de São Paulo
São Paulo (1821-1889) - sede da província de São Paulo
São Paulo (1889-atual) - sede do estado de São Paulo

Sergipe
Desmembrado a partir da Bahia
São Cristóvão (1820-1821) - sede da Capitania de Sergipe
São Cristóvão (1821-1855) - sede da província de Sergipe
Aracaju (1855-1889) - sede da província de Sergipe
Aracaju (1889-atual) - sede do estado de Sergipe

Tocantins
Desmembrado a partir de Goiás
Miracema do Tocantins (1988-1990) - capital provisória
Palmas (1990-atual)

Fonte: Wikipedia

Golpes pela internet


Olá,
Desculpe-me pela minha fraqueza! Sinto muito em não poder te falar pessoalmente, fico até meio constrangida em te falar por e-mail, mais me sinto na obrigação de te avisar, abra os olhos, estão traindo você.
Eu sei que é difícil de acreditar mais como as imagens valem mais do que as palavras, estou te enviando essas fotos para que você veja com seus próprios olhos. Se cuida... um grande abraço.
De um amiga que te quer bem!.
Ver as fotos aqui!

Você já recebeu um email assim? Ou de algum banco dizendo sua conta precisa de atualização, sua conta do orkut ou hotmail será encerrada, confirmação de pagamento ou depósito... claro que tudo isso precisando clicar em algo, se recebeu espero que não tenha feito nada do que foi pedido porque tudo isso são golpes.

Aproveitando o assunto aqui vão algumas dicas de segurança na internet:

Nunca divulgar senhas, nome completo, endereços, números de telefone ou fotos íntimas;

Você distribui qualquer foto sua no mural da escola, no ônibus ou na praia? Porque então divulgar na Internet? Pense bem antes de publicar algo. Uma vez na rede é muito difícil controlar o uso;

Comunique-se com educação. Respeito deve valer em qualquer espaço e com qualquer pessoa, mesmo com aquelas que não conhecemos;

Evite gravar as senhas e login no computador para não facilitar roubos;

Cuidado ao baixar arquivos, eles podem conter vírus, materiais impróprios ou serem ilegais. Antivírus e filtros podem ajudar a proteger;

Nunca aceite que sites instalem programas em seu computador e não faça download de nada que você não saiba exatamente o que é e de onde vem;

Busque provedores e serviços que ofereçam recursos de segurança, que sejam éticos e responsáveis;

Dialogue sempre com amigos, filhos e professores para manter-se informado sobre segurança na Internet;

Aproveite para ensinar estas dicas para amigos e parentes iniciantes;

Mantenha o mínimo de informações em seu perfil;

Você distribui seu endereço, suas fotos e telefones para qualquer um na praia, na praça, no ônibus ou no mural da escola? Porque você distribuiria na Internet?

Não comente sobre detalhes de horários e lugares onde estará. Faça isto por telefone ou por e-mail apenas com quem conhece pessoalmente;

Se divulgar fotos, use aquelas que não facilitem seu reconhecimento nem mostrem endereços ou nome de escola;

O que importa é a qualidade e não a quantidade de amigos, cuidado com estranhos;

Jamais aceite convite de encontro presencial com quem não conhece;

Troque sua senha periodicamente;

Caso seja agredido ou convidado por estranhos você pode configurar sua conta para bloquear os contatos indesejados;

Essas dicas foram retiradas do site Safernet, e lá encontrará muitas outras dicas de segurança, além de poder fazer denuncias de crimes na internet.