domingo, 11 de outubro de 2009

Por que a tentação sexual é tão forte nos solteiros ?

Never is enough [snag]
Creative Commons License photo credit: TheAlieness GiselaGiardino²³

Após ler vários comentários evangélicos sobre as tentações sexuais notei que há uma certa dificuldade de se entender o porquê da força e intensidade da tentação sexual nos jovens solteiros.

Alguns pensam que o diabo atiça de certa forma os jovens de modo que eles passem por dificuldades, mas que estas podem ser vencidas com oração ou similar.

Tentarei explicar de maneira mais racional possível o que creio que se passa na verdade.

Acredito que, originalmente, a puberdade deveria acontecer pouco antes do casamento, de modo que a necessidade sexual seria suprida de forma mais rápida, sem todo esse intervalo que os jovens passam hoje até se unir com alguém.

De modo que, se as pessoas pudessem se casar em uma idade mais próxima da puberdade (como faziam alguns povos antigos), não haveria toda esse desejo acumulado que existe hoje e a “tentação” seria menor.

O problema hoje para que as pessoas possam ter esse tipo de casamento são vários: a falta de maturidade, o estilo de vida que a sociedade nos impõe, sempre querendo conquistar muitos objetivos antes de escolher uma pessoa para viver junto, as dificuldades para se conseguir sustentar uma família, etc.

Essa distância entre o inicio dos desejos sexuais e a união com alguém acaba gerando um grande problema, pois os desejos continuam se acumulando e hora ou outra precisam ser “aliviados” de uma forma ou outra, o que nem sempre acontece de maneira sadia.

É ilusão pensar que oração ou distração vá anular esses desejos, é preciso entender que o desejo existe como algo natural e, se não saciado, vai explodir hora ou outra; oração e distrações como lazer e atividades físicas apenas adiarão o inevitável, não vão proteger a pessoa para sempre.
Também engana-se quem pensa que evitar qualquer coisa relacionada a sensualidade não vai sentir desejo sexual e assim ficar livre da “tentação”, na verdade ao evitar certas coisas pode acabar tornando a tentação mais forte.

E agora?

Após enxergar a realidade do desejo sexual é necessário conduzi-lo de forma menos danosa e doentia possível, visando evitar as alternativas que a sociedade corrompida oferece, como sexo sem compromisso e dissolução.

Sexo bom é sexo com quem se ama, mas, se não há como ter isso no momento, é melhor se aliviar sozinho do que se unir a uma pessoa em busca de um prazer sem compromisso.

“Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” (I Coríntios 6 : 18)

Vale um ditado popular na área sexual também: antes só do que mal acompanhado.

Para saber mais, recomendo o download de um áudio onde o assunto é tratado de forma mais extensa pelo pastor Caio Fábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário