sábado, 17 de outubro de 2009

Templos Gigantes


O terceiro maior templo evangélico do país está sendo erguido em Ribeirão Preto. É o grande templo da Igreja Assembléia de Deus, na Via Norte, bairro do Tanquinho. Quando for entregue, em meados de 2012, terá capacidade para 12 mil fiéis. A obra é uma ideia do pastor Antônio da Silva Santana (foto). Hoje, só existem dois templos maiores: o da Igreja Deus é Amor, para 36 mil pessoas sentadas, no Cambuci, região central de São Paulo; e o de Cuiabá, também da Assembléia de Deus, para 20 mil pessoas sentadas. O de Ribeirão será do tamanho do grande templo da Igreja Universal do Reino de Deus, localizado em Del Castilho, Rio de Janeiro, conhecido com o "Maracanã" do bispo Edir Macedo.

Igreja Assembléia de Deus
Início da obra: 2001
Término previsto: 2012
Área: 32.500 m²
Área construída: 18.800 m²
Local: Via Norte
Bairro: Tanquinho
Capacidade: 12 mil sentados
Custo: R$ 17 milhões
Material usado até agora
Ferragem: 400 toneladas
Concreto: 2.500 toneladas
Cimento: 15 mil sacas de 50 kg
Circunferência: 289 metros
Altura: 14 metros
Estacas: 482 (com sete metros de profundidade)

Assembléia de Deus terá 3º templo do país
O terceiro maior templo evangélico do país está sendo erguido em Ribeirão Preto. É o grande templo da Igreja Assembléia de Deus. A obra, em fase de acabamento, pode ser vista de longe por quem trafega pela Via Norte, no bairro do Tanquinho. Quando for entregue, em 2012, terá capacidade para doze mil fiéis.
Hoje, só existem dois templos maiores: o da Igreja Deus é Amor, para 36 mil pessoas, no Cambuci, região central de São Paulo; e o de Cuiabá, também da Assembléia de Deus, para 20 mil pessoas. O de Ribeirão será do tamanho do grande templo da Igreja Universal do Reino de Deus, localizado em Del Castilho, Rio de Janeiro, também para doze mil pessoas, dez mil na nave principal e outras duas mil na nave auxiliar.
A informação, sobre a capacidade dos templos é da
Eclésias, uma publicação evangélica mensal, sem vínculo com qualquer Igreja e editada em São Paulo.

Em Ribeirão
O templo de Ribeirão está sendo construído num terreno de 32.500 m², comprado no final da década de 90. Nas margens da Via Norte, na pista sentido centro-bairro, o local precisou ser aterrado e nivelado para receber a grande estrutura. A entrada principal será pela Via Norte. Nos fundos, está a rua Rafael Delfina, ainda de terra de batida, no trecho do templo.
A obra, iniciada em 2001, tem vários engenheiros e um único mestre-de-obra: o pastor Vitor Borges de Oliveira, 63. Pedreiro há quarenta anos, o pastor Vitor toca o grupo de trabalhadores que já teve 50 homens, nos primeiros anos, e hoje reúne cerca de dez.
A fase mais onerosa da obra, segundo o pastor Vitor, vai começar agora: é o acabamento. O templo tem que ser fechado, de preferência com vidro, numa circunferência de 289 metros. A cobertura, com estrutura de aço galvanizado, vai receber placas de alumínio com recheio apropriado para isolar calor e barulho. O piso da nave deve ser de granito. O púlpito e o tanque batismal ficarão na parte do fundo. As arquibancadas terão assentos de plástico individuais. Pelo seus cálculos, serão necessários mais R$ 9 milhões.
O pastor explicou que o templo vai disponibilizar 31 salas sobre sua laje da arquibancada. No local, poderão funcionar escolas e uma série de atividades sociais e de aprendizado. Para se ter uma ideia, cada compartimento, se transformado em sala de aula, poderá comportar 30 alunos. Mas a Assembléia de Deus promete construir outro prédio, na área do templo, para o funcionamento de uma escola, que deverá ser tocada pelo município ou Estado.

Pastor Santana é o tesoureiro da Assembléia
Perto de completar 77 anos, no dia 13 de junho, o pastor Antônio Silva Santana acaba de ser eleito o primeiro tesoureiro das Igrejas Assembléia de Deus do Brasil. A eleição foi o reconhecimento ao trabalho de evangelização que ele desempenhou especialmente em Ribeirão Preto. Ao chegar, há 25 anos, havia apenas quatro templos na cidade. Hoje são 45 e cerca de vinte mil fiéis, números que elevaram a Assembléia de Deus à condição de maior evangélica local. Na região, o crescimento também foi incomum. São 65 templos em 25 municípios. Sertãozinho tem 11.
Foi o pastor Santana, baiano de Cruz das Almas, quem orientou a compra do terreno, no começo dos anos 90. Ele planejou também a construção do templo para doze mil pessoas. As obras, iniciadas há nove anos, são bancadas unicamente com a colaboração dos fiéis.
"Aqui tudo é muito bem calculado. É claro que temos pressa em concluir o templo mas não devemos atropelar as nossas limitações", disse.
O grande objetivo da Assembléia de Deus é promover os cultos em seus 45 templos espalhados por Ribeirão durante a semana e, aos domingos, reunir os fiéis no grande templo. O lugar sediará também grandes eventos, como o Congresso da Mocidade, que chega a reunir 15 mil pessoas; e a confraternização do Círculo de Orações.

RP tem 70 Igrejas e 250 templos
Ribeirão Preto tem cerca de 70 organizações eclesiásticas (grupos cristãos evangélicos) e aproximadamente 250 templos. O bairro com maior número de Igrejas e templos são os Campos Elíseos. Só a Assembléia de Deus possui 45 templos espalhados pela cidade, um a mais que a Igreja Católica, com 44 paróquias.
As informações são do pastor Anézio Massuia, ex-presidente do Conselho de Pastores de Ribeirão. Ele é um dos que aguardam, com expectativa o censo de 2010 para precisar o crescimento do número de evangélicos em Ribeirão. No último censo, em 2000, quando o munícípio tinha 504.923 habitantes, foram registrados 67.800 evangeicos e 354.395 católicos. Atualmente, a população de Ribeirão beira os 570 mil habitantes, segundo o IBGE.
O Conselho de Pastores existe para acolher religiosos, sem outras preocupações, além da conveniência espiritual. Mesmo assim, o pastora Anézio acredita que o número atual de evangélicos supere cem mil. "Houve um grande crescimento", admitiu. Ele disse que existem mais de mil residências, onde são realizados cultos, semanalment. São organizações que não possuem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Igreja Católica tem 44 paróquias em Ribeirão
O site da Arquidiocese de Ribeirão Preto informa que existem 44 paróquias no município. Pelos números, a Igreja Católica tem menos paróquias que a Assembléia de Deus, a maior das evangélicas, com 45 templos no total.
A Assembléia de Deus está construindo um templo para doze mil pessoas sentadas, no Tanquinho, Via Norte. Hoje, seu maior reduto, na Vila Tibério, comporta 1.800 pessoas sentadas em bancos e cadeiras.
Uma das maiores igrejas católicas de Ribeirão é a Catedral de São Sebastião, na região central, onde cabem 600 pessoas sentadas em bancos e cadeiras.
Na sexta-feira passada, dia de Santa Rita de Cássia, a Catedral, na missa das 12h, recebeu mais de 400 fiéis, um número considerado excelente pelo padre Francisco Moussa, pároco da Catedral.
"Trata-se de uma presença significativa de fiéis, mesmo porque esta não é a única missa do dia. Já tivemos uma de manhã, com grande público, e teremos outra à noite", informou uma funcionária da igreja.
A arquidiocesse de Ribeirão não soube informar precisamente a capacidade total de suas 44 igrejas. Algumas delas podem receber entre 400 e 500 pessoas, como o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, na Vila Seixas.
Recuperando-se de uma cirurgia, o arcebispo de Ribeirão, Dom Joviano Lima Junior, não pôde falar sobre a frequência dos católicos nas 44 igrejas.

20 cidades
A Arquidiocese de Ribeirao Preto congrega 20 cidades da região, numa área de 8.897 quilômetros quadrados. No total, segundo o IBGE, com dados de 2004, a população era de 1.020.921 habitantes. Depois de Ribeirão, então com 560 mil habitantes, vem Sertãozinho com 105 mil; Batatais, com 54.706; Serrana, 37 mil; e Jardinópolis com 34 mil.


Fonte: Jornal A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário